A Ordo Saturni

A Ordo Saturni 2017-10-08T19:14:44+00:00

A ORDO SATURNI é uma fraternidade de orientação Thelêmica, que atua magicamente na tradição ativada na Alemanha por Eugen Grosche (Grão-Mestre Gregor A. Gregorius), na segunda metade da década de 1920.

Em 1979, essa tradição, que vinha se perdendo, ressurgiu das cinzas como uma Fênix, com a declaração de independência da única Loja germânica verdadeiramente ativa da antiga Fraternitas Saturni, localizada no Oriente de Bersenbrück.

Gradualmente, a Ordo Saturni recebeu a adesão dos antigos Mestres detentores dos Altos Graus do tempo do Grão-Mestre Gregorius, firmando-se como detentora da linha de sucessão, da sequência válida dos graus mais elevados, dos arquivos e do campo de força da antiga Fraternitas Saturni.

Sua função e seu objetivo podem ser resumidos em três pontos:

1. THELEMA – Lei do Novo Æon: 

Thelema  (“Vontade”), como a Lei do novo Æon, é um conceito central para a Ordem.

“Faz o que tu queres é toda a Lei.

Não há lei além de Faz o que tu queres.

A palavra da Lei é Thelema “.

A principal tarefa da ORDO SATURNI é contribuir para que seus membros possam exercer sua Verdadeira – Divina! – Vontade e, sobretudo, para que possam descobrir como reconhecê-la.

Portanto, a Ordem ajuda seus membros a desenvolver níveis espirituais mais elevados, a se aperfeiçoar espiritualmente e a se tornar seres humanos livres e ativos no Novo Æon .

Neste contexto, Gregor A. Gregorius afirmou:

“Especialmente nesta época – em que, mais uma vez, horríveis sugestões de grandes e poderosas forças demoníacas inundam a ignorante raça humana – é absolutamente necessário encontrar e reunir pessoas dotadas de mentalidade espiritual e esotérica”.

2. MAGIA – Ciência e Arte do Novo Æon:

A ORDO SATURNI preserva e transmite o conhecimento esotérico dos iniciados do passado.

A Ordem tem a profunda convicção de que o ensinamento dos livros é inútil, se mantido morto. O conhecimento das energias transcendentais, de sua natureza, de seu significado e de como utilizá-las deve ser implementado e praticado, a fim de revelar seu poder, sua beleza e seu vigor.

  Por isso, tornar seus membros versados em magia, não apenas na teoria, mas também na prática, é uma tarefa e um objetivo da Ordem. Isso se realiza por meio do compartilhamento das ideias, práticas e resultados obtidos por Irmãos e Irmãs capacitados. Há, ainda, círculos de estudo em que temas específicos são discutidos e trabalhados, dando apoio ao trabalho oficial da Ordem .

3. RITUAL – Prática do Novo Æon:

A ORDO SATURNI é uma Fraternidade mágica que atua ritualisticamente. Isso significa que a Ordem não apenas contribui para o maior desenvolvimento espiritual e mágico de cada um de seus membros, mas também concentra as suas forças com a finalidade de entrar em sintonia com a mais alta esfera de Saturno e, a partir de então, tornar as energias ali encontradas acessíveis a todos os seus Irmãos e Irmãs.

“Os antigos rituais ancoram poderes que se encontram enraizados no Cosmos”

Gregor A. Gregorius

Nas reuniões da Ordem, são celebrados solenes rituais coletivos.

Paralelamente, cada irmã(o) ritualisticamente admitida(o) recebe o “Ritual Menor de Saturno”, que pode ser celebrado individualmente em casa em dias em que não lhe seja possível comparecer às reuniões da Ordem.

Espera-se que todos os membros participem ativamente dos rituais e trabalhem diligentemente em seu próprio desenvolvimento.

“Todo homem e toda mulher é uma estrela”.

Aleister Crowley

A declaração acima expressa a igualdade de todas as estrelas. Logo, homens e mulheres são igualmente admissíveis à Ordem e serão bem-vindos, desde que se proponham a participar de nosso trabalho mágico-ritualístico com seriedade, foco, tenacidade, diligência e comprometimento.